Dúvidas Frequentes

pagDuvid

PERGUNTAS FREQUENTES

O Balão Intragástrico é um produto novo no mercado?

O balão intragástrico BIB™, que está no mercado há 15 anos, possibilita perda média de 12% do peso inicial e agora é recomendado também para a prevenção da obesidade. É o único balão intragástrico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2. Isso irá beneficiar, por exemplo, pacientes com sobrepeso, com doenças associadas, que não respondem ao tratamento medicamentoso e dietas restritivas, ou não querem se submeter a um procedimento cirúrgico e seus riscos, ou que ainda não estão na faixa de peso indicada para a cirurgia bariátrica.

O programa de emagrecimento com o Balão Gástrico, possibilita ao paciente perder peso de forma gradual, seguindo quatro passos: a implantação do Balão, uma alimentação balanceada, a prática de atividade física regular e o acompanhamento psicológico.

Para colocar o dBalão Intragástrico eu preciso fazer uma cirurgia?

Para colocar ou retirar o Balão não é necessário uma cirurgia. O procedimento é mais simples, se trata de uma endoscopia – método de diagnóstico de úlceras, gastrite ou esofagite, utiliza-se uma sedação profunda e o método deve ser realizado em hospitais.

Posso sentir o Balão dentro do meu estômago?

A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago ao colocar o Balão Gástrico varia de pessoa para pessoa. Durante o tratamento é possível que você sinta o Balão no estômago, mas após um curto período de tempo essa sensação diminui.

Depois de colocar o Balão Intragástrico terei restrições em minhas atividades?

Após a colocação do Balão, você pode prosseguir normalmente com as atividades do dia a dia, inclusive os exercícios físicos. Porém, é importante seguir as orientações médicas e validar a prática de exercícios de alto impacto, como por exemplo, boxe.

Com a colocação do Balão Intragástrico não vou sentir mais fome?

O Balão não vai tirar sua fome! Ao colocar o Balão ele passa a ocupar um espaço em seu estômago, provocando uma sensação de saciedade. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida.

Ao colocar o Balão Gástrico vou precisar tomar alguns remédios?

Como em qualquer tratamento médico, os remédios são necessários para dar apoio ao processo. Durante toda a permanência do Balão Intragástrico é preciso controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica, sempre indicada pelo médico que acompanha o seu tratamento.

Pode ocorrer vazamento do líquido do Balão Gástrico?

Há uma incidência baixa de vazamento de líquido do Balão Gástrico, que é detectado na urina do paciente que em contato com o azul de metileno se torna verde. Caso você visualize urina de cor alterada é preciso procurar imediatamente o médico que realizou o procedimento para que as devidas providências sejam tomadas.

O Balão Intragástrico pode se romper dentro do meu estômago?

É importante seguir as orientações médicas e ter em mente que acidentes ou agressões na região do estômago podem afetar a utilização do Balão Gástrico. Felizmente não há registros de casos em que o Balão tenha se rompido dentro do estômago de um paciente no Brasil, porém existe sim uma pequena possibilidade de ocorrer.

Caso haja rompimento, o paciente detectará em sua urina uma cor esverdeada. Será imprescindível procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do Balão em até 24 horas.

É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?

É importantíssimo que você mantenha um acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o Balão. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, psicologia e atividade física devem ser consultados periodicamente. Mas, o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

Após retirar o Balão Intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?

A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina e força de vontade. Durante os meses de tratamento com o Balão Intragástrico, procure seguir as orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas, Psicólogos e Educadores Físicos) para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, manter o seu equilíbrio psicológico, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do Balão.

O Balão Intragástrico é composto de ar?

O Balão é preenchido com 400ml a 700ml de uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis - um corante bacteriológico que serve como marcador para que um possível vazamento possa ser detectado facilmente através da urina - ambos não causam danos à saúde.

O Balão Intragástrico pode provocar alguns efeitos colaterais?

Nas primeiras 72 horas após a colocação do Balão é comum que você sinta um pouco de enjôo e certo desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do Balão. Após o período de adaptação, o desconforto passa e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico.

Posso ficar com o Balão Intragástrico por quanto tempo eu quiser?

O prazo máximo de permanência com o Balão Gástrico dentro do estômago é de seis meses. Mas, após um período de resguardo definido pelo médico, você pode colocar um novo Balão.